PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 68 BLOGS E MAIS DE 4 MIL LINKS

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

CULTURA

Além de ser culturalmente conhecida como uma cidade naturalmente agradável, São Miguel destaca-se também como uma cidade genuinamente crescida sobre tradições e culturas locais. A uma distância de aproximadamente 440 km da capital potiguar, encontra-se rica e rara tradição cultural, encravada bem no centro da Serra do Camará. Quanto ao patrimônio arquitetônico, edificações de interesse cultural encontram-se em pontos diversos de São Miguel como, a Igreja Matriz, algumas casas antigas, o primeiro cemitério da cidade, pequenas capelas, antigos engenhos e casas de farinhas, vestígios do processo de ocupação do espaço.

A tradicional apresentação das quadrilhas do alto oeste acontece com muita animação, dança e são caracterizadas conforme a tradição: chapéus de palha, vestidos rodados, cabelos amarrados, camisas com xadrez e gravata, remendos nas calças, casamento na roça e concorrentes às premiações dadas para as três quadrilhas que se destacaram como melhor grupo.

A música dos repentistas da terra também é uma atração que representa o povo nordestino nas apresentações no terreiro da folia, espaço amplo na zona urbana, cerca 500 m do centro da cidade, reservado para a comemoração de diversas festas na cidade. As últimas noites que encerram o período festivo na cidade são marcadas com a animação de bandas de forró nordestinas e o desfile da Rainha do Milho, escolha de uma jovem tipicamente vestida com trajes matutos que vence após conquistar o público através da beleza, simpatia, elegância e originalidade nos trajes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STRR PMRN JOTA MARIA, NASCIDO NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN.AQUI OS OESTANOS VÃO CONHECER A HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO . OESTE POTIGUAR. TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE E OESTANO DO RIO GRANDE DO NORTE. SOU SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE