PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 64 BLOGS E MAIS DE 2 MIL LINKS

quarta-feira, 15 de abril de 2015

PREFEITOS DE SÃO MIGUEL

CONFORME CONSTA EM DOCUMENTOS DO INÍCIO DA FUNDAÇÃO DA VILA DE SÃO MIGUEL, FORAM SEUS CHEFES DE 1750 A 2013, AS SEGUINTES PERSONALIDADES:

FOTOS: JAIR A. CORDEIRO
MANOEL JOSÉ DE CARVALHO
1 - 1750 A 1803 - MANOEL JOSÉ DE CARVALHO - PORTUGUÊS FUNDADOR DE SÃO MIGUEL QUE FICOU À FRENTE DE SEUS DESTINOS NO PERÍODO DE 52 ANOS PRESTADOS HONROSAMENTE A SEUS HABITANTES.


JOSÉ ANTONIO DE CARVALHO
2 - 1803 A 1846 - JOSÉ ANTONIO DE CARVALHO - FILHO DO PORTUGUÊS, SUCESSOR DO SEU PAI À FRENTE DOS DESTINOS DO MUNICÍPIO, NO PERÍODO DE 43 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS COM ESFORÇO E TRABALHO PELA CAUSA DE SUA TERRA E SUA GENTE. APÓS O FALECIMENTO DO SENHOR MANOEL JOSÉ DE CARVALHO, O SEU GOVERNO TORNOU-SE MAIS AUSTERO, VER-SE QUE FOI REGISTRADO VÁRIOS INCIDENTES DE GRANDE MONTA, NO POVOADO. ERA DESCENDENTE DA FAMÍLIA PORTUGUESA.


PADRE COSME LEITE DA SILVA
3 - 1847 A 1909 - PADRE COSME LEITE DA SILVA - VIGÁRIO E CAPELÃO DA VILA DE SÃO MIGUEL, RECEBIA A INCUMBÊNCIA APÓS A ORDENAÇÃO EM OLINDA - PERNAMBUCO, NO ANO DE 1846. NO GOVERNO DE SUA TERRA, COM AMOR FILIAL NO PERÍODO DE 62 ANOS, FOI UMA ADMINISTRAÇÃO QUE DEIXOU O MARCO DE HONESTIDADE, BONDADE E VENERAÇÃO PARA COM SEUS PAROQUIANOS QUERIDOS, SENDO PASTOR DAS ALMAS A QUEM DEDICOU TODO SEU PAROQUIATO. SEUS PAIS ERAM NETOS PELO LADO PATERNO E MATERNO.


JOÃO PESSOA DE ALBUQUERQUE
4 - 1910 A 1928 - JOÃO PESSOA DE ALBUQUERQUE - JOÃO LEITE, COMO ER AMAIS CONHECIDO, SENDO SOBRINHO E AMIGO DO PADRE COSME LEITE DA SILVA PELO LADO PATERNO. APÓS O FALECIMENTO DO PADRE COSME, JOÃO LEITE ASSUMIA A CHEFIA POLÍTICA. NO PERÍODO DE 1910 A 1924 DESEMPENHAVA SUAS ATIVIDADES DE CHEFE. CHEGOU A SER DEPUTADO ESTADUAL, RECEBEU AINDA O TÍTULO DE CORONEL PELOS SERVIÇOS PRESTADOS. EM 1925 FOI ELEITO PELO VOTO POPULAR. PRIMEIRO PREFEITO DE SÃO MIGUEL. SEU GOVERNO FOI BEM AGITADO, ENFRENTOU OS REVOLTOSOS EM 1926 E OUTROS PROBLEMAS DIFÍCEIS DO ENTÃO MUNICÍPIO NA ÉPOCA. FALECEU NO DIA 26 DE MAIO DE 1928.


JOSÉ AUGUSTO PESSOA
5 - 1928 A 1930 - JOSÉ AUGUSTO PESSOA - O FALECIMENTO DO SENHOR CORONEL JOÃO PESSOA DE ALBUQUERQUE, ASSUMIU PROVISORIAMENTE A CHEFIA DO MUNICÍPIO COMO PREFEITO. SEU GOVERNO DUROU ATÉ A REVOLUÇÃO DE 30, DEIXOU NA PREFEITURA LEI QUE FOI REGIDA ATÉ POUCO TEMPO, O CÓDIGO DE POSTURA E REGIMENTO DO MUNICÍPIO. SENDO SEU GOVERNO NO PERÍODO DE DOIS ANOS E MESES.


MANOEL VIEIRA DE CARVALHO
6 - 1930 A  1932 - MANOEL VIEIRA DE CARVALHO - PREFEITO PROVISÓRIO DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL, NO PERÍODO EM QUE ENFRENTOU MUITA AGITAÇÃO NA VIDA POLÍTICA DO MUNICÍPIO DE 1930. A SECA DE 1932 E OS FATOS QUE CULMINARAM COM AS ELEIÇÕES DE 1935, CINCO ANOS DE LUTA, PELO BEM-ESTAR DO POVO.


PADRE TERTULIANO FERNANDES 
DE QUEIROZ
7 - PADRE TERTULIANO FERNANDES DE QUEIROZ - PREFEITO DE SÃO MIGUEL PROVISORIAMENTE EM UM DOS MAIS AGITADOS MOMENTOS DA VIDA DE SÃO MIGUEL, ANTES FORA DEPUTADO DA ASSEMBLEIA ESTADUAL, ENFRENTOU COM BRAVURA AS CONSEQUÊNCIAS DOS REVOLTOSOS EM SÃO MIGUEL, NO ANO DE 1926, FICANDO REGISTRADO NOS FATOS OS MOMENTOS MAIS AGITADOS. SEU ESTADO DE SAÚDE AGRAVOU-SE. AO SER ADMINISTRADO POR UM SACERDOTE, SÃO MIGUEL ESTEVE NO DOMÍNIO DESSE REPRESENTANTE POR UM PERÍODO DE GOVERNO COM POUCO MENOS DE TRÊS MESES. EXISTE NA PREFEITURA MUNICIPAL TODOS SEUS ATOS E DECRETOS ASSINADOS NA ÉPOCA.


ANTONIO RODRIGUES DE CARVALHO
8 - ANTONIO RODRIGUES DE CARVALHO - ASSUMIU OS DESTINOS NOS ANAIS DA HISTÓRIA COMO UMA BRINCADEIRA. SUA PERMANÊNCIA FOI SOMENTE DE UMAS DUAS HORAS.


FRANCISCO DA COSTA QUEIROZ
9 - 1935 A 1939 - FRANCISCO DA COSTA QUEIROZ - FOI NOVAMENTE NOMEADO PELO INTERVENTOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, ENFRENTOU UMA POLÍTICA BEM DIFÍCIL COM LEVANTE E DESORDEM. NO PERÍODO EM QUE O SARGENTO RESENDE, COMANDAVA A POLÍCIA DO MUNICÍPIO HOUVE O CRIME DO SÍTIO ALAGOINHA NA PESSOA DO SR. MIGUEL BORGES DE ARAÚJO. NA ORDEM DE TRABALHO DEU REINÍCIO A CONSTRUÇÃO DO MERCADO PÚBLICO, ETC. EM SEU RELATÓRIO DE ENTREGA DO PODER, CONTÉM OS RELATOS DE SUA ADMINISTRAÇÃO.


TENENTE ADAUTO RODRIGUES 
DA CUNHA
10 - 1940 A 1943 - TENENTE ADAUTO RODRIGUES DA CUNHA - LOGO APÓS  A EXONERAÇÃO DO SENHOR FRANCISCO DA COSTA QUEIROZ, FOI NOMEADO, PARA DITAS FUNÇÕES DE PREFEITO DE SÃO MIGUEL NA ÉPOCA, DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E ENFRENTO A SECA DE 1942. DEU CONTINUIDADE NA CONSTRUÇÃO DO MERCADO, INICIOU A CONSTRUÇÃO DA PREFEITURA, PERÍODO DE LUTA E DE ADMINISTRAÇÃO ÁRDUA DURANTE TRÊS ANOS ETC.


PEDRO OLIVEIRA
11 - 1943 A 1944 - PEDRO OLIVEIRA - LOGO QUE FORA NOMEADO PREFEITO DE SÃO MIGUEL, HOUVE UM MAL ENTENDIDO ENTRE ELE E AS SENHORAS DA SOCIEDADE. NÃO CHEGOU A GOVERNAR NEM 6 MESES E FOI EXONERADO.


TENENTE ÁLVARO NUNES 
12 - TENENTE ÁLVARO NUNES - CHEGOU A GOVERNAR O MUNICÍPIO QUANDO OCORRIA A ADMINISTRAÇÃO DO TENENTE ADAUTO RODRIGUES DA CUNHA POR LICENÇA DE SEU TITULAR E NA PERMANÊNCIA DO TENENTE ADAUTO E PEDRO OLIVEIRA. HOUVE VÁRIOS CHOQUES DA NATUREZA ADMINISTRATIVA. SEU PERÍODO DUROU APENAS TRÊS MESES.

13 - TENENTE ADAUTO RODRIGUES DA CUNHA - ASSUMIA PELA SEGUNDA VEZ A PREFEITURA DE SÃO MIGUEL, DADO AO ANDAMENTO DESENCADEADO NO PAÍS, NÃO CHEGOU A PASSAR DOIS MESES NO PODER.


JOSÉ AVELINO PINHEIRO
14 - 1944 - JOSÉ AVELINO PINHEIRO - COM EXONERAÇÃO DO TENENTE ADAUTO RODRIGUES DA CUNHA, OS DESTINO DE SÃO MIGUEL FORAM CONFIADOS AO SR. JOSÉ AVELINO PINHEIRO QUE TAMBÉM FOI DE POUCO TEMPO O SEU PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO.

DR. FRANCISCO SEVERIANO 
DE FIGUEIREDO SOBRINHO
15 - 1944 - DR. FRANCISCO SEVERIANO DE FIGUEIREDO SOBRINHO - NÃO FOI BOA A INVESTIDURA NA PREFEITURA, VISTO A NOVA CAMPANHA ELEITORAL QUE APROXIMAVA-SE. SEU PERÍODO FOI DE APENAS UNS TRÊS MESES ETC.


TENENTE JOÃO CÂNDIDO
15- 1945 - TENENTE JOÃO CÂNDIDO - MILITAR NOMEADO PELO ENTÃO INTERVENTOR ANTONIO FERREIRA DANTAS PERMANECEU NA SUA INVESTIDURA COMO PREFEITO DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL NO PERÍODO DE 4 MESES DE FRACA ADMINISTRAÇÃO, DEIXANDO TODAS AS OBRAS DO MUNICÍPIO PARADAS E A GRANDE DIFICULDADE NOS SETORES  DA EDUCAÇÃO E PROBLEMAS COM AS COSTUREIRAS FOI SENDO DENUNCIADO PELA SENHORA RAIMUNDA DIOLINNA DO RÊGO.


HESÍQUIO FERNANDES DE SÁ
17 - 1945 A 1946 - HESÍQUIO FERNANDES DE SÁ - FOI NOMEADO PELO INTERVENTOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, PREFEITO DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL, À FRENTE DE SUA NOVA ADMINISTRAÇÃO DEU REINÍCIO A CONSTRUÇÃO DA PREFEITURA QUE ACHAVA-SE PARADA.  ORGANIZOU AS FINANÇAS MUNICIPAIS NO FIM DO ANO DE 1946 COM FORÇA DA CAMPANHA DE PREFEITO CONSTITUCIONAL. RENUNCIOU SEU CARGO PARA SER CANDIDATO. FICANDO ASSIM REGISTRADO NAS PÁGINAS HISTÓRICAS DE SÃO MIGUEL. SEU PERÍODO COMO PRIMEIRO PREFEITO DO MUNICÍPIO.

18 - 1947 A 1948 - JOSÉ AVELINO PINHEIRO - SUBSTITUIU O SENHOR HESÍQUIO FERNANDES DE SÁ QUE AFASTARA-SE AO CARGO DE PREFEITO. FOI UM PREFEITO CALMO COM IDEIAS DE VALOR CULTURAL, FEZ REVER TODAS AS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DANDO ÊNFASE AO ENGRANDECIMENTO DO MUNICÍPIO, TENDO AO SEU LADO A GRANDE BENFEITORA MARIA AUGUSTA PINHEIRO.

19 - 1948 A 1950 - HESÍQUIO FERNANDES DE SÁ - DEU INÍCIO AO SEU SEGUNDO PERÍODO  DE ADMINISTRAÇÃO AO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL, VISTO A SUA GRANDE VITÓRIA OBTIDA NAS URNAS POR OCASIÃO DO PLEITO ORGANIZADO EM DEZEMBRO DE 1947. FOI DE 1948 A 1950 QUE SÃO MIGUEL COMEÇOU A EVOLUIR COM OS NOVOS EMPREENDIMENTOS DO SR. PREFEITO.


20 - 1952 A 1957 -  DR. JOSÉ TORQUATO DE FIGUEIREDO.


21 - 1969 A 1973 - ETHEVALDO DE AQUINO FERREIRA.


22 - 1977 A 1982 - RAIMUNDO NONATO PESSOA FERNANDES.


23 - 1982 - MIGUEL FELIX DA SILVA.


24 - 1982 A 1988 - MARIA DE LOURDES 
DIÓGENES TORQUATO.


25 - 1988 A 1992 - SEBASTIÃO H. P. FERNANDES.


26 - 1992 A 1996 - ACÁCIO SILVA CAMPO.


27 - 1997 A 2004 - DARIO VIEIRA DE ALMEIDA.


28 - 2005 A 2012 - DR. GALENO TORQUATO.

29 - 2013 ...... DARIO VIEIRA DE ALMEIDA
FONTE - TRIUNIVERSAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STRR PMRN JOTA MARIA, NASCIDO NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN.AQUI OS OESTANOS VÃO CONHECER A HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO . OESTE POTIGUAR. TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE E OESTANO DO RIO GRANDE DO NORTE. SOU SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE